terça-feira, 22 de abril de 2008

CEDAE E PETROBRAS GARANTEM ÁGUA PARA COMPERJ E COMUNIDADES PRÓXIMAS

O governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o diretor de Projetos Especiais da Cedae e presidente em exercício da companhia, Marco Antônio Feijó Abreu, e o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, assinaram no dia 14 deste mês, no Palácio Guanabara, um convênio que garantirá o fornecimento de água tratada às obras de implantação do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro). Também esteve presente o secretário de estado da casa civil, Regis Fichtner.
“Esse é o primeiro passo para implantação do complexo petroquímico. O governo estadual será parceiro da Petrobrás em todas as etapas do empreendimento”, garante Pezão. “Essa parceria reforça o intuito da Petrobras e do governo estadual de investir nas comunidades do entorno do futuro Comperj, levando saneamento e condições dignas de viver”, afirmou Paulo Roberto da Costa. “A Cedae, dentro da política da nova gestão de priorizar o lado social, aproveitou a demanda da Petrobrás para desenvolver o projeto que fornecerá água para os moradores da região”, explicou Marco Abreu.
- As obras previstas envolvem a construção de mais uma Estação de Tratamento de Água (ETA) de Porto das Caixas, que aumentará a produção de água em 100 litros por segundo na região. Do total do volume produzido pela nova estação, 50 litros por segundo serão transportados para o Comperj e os outros 50, distribuídos aos bairros localizados no entorno do complexo petroquímico. A nova estação de tratamento será instalada junto à estação atual da Cedae. Também será construído um reservatório com capacidade para armazenar 200 mil litros de água - detalha o presidente da Cedae, Wagner Victer.
O projeto ainda prevê a reativação de uma elevatória de água bruta e a construção de uma adutora de água bruta, de aproximadamente 8 mil metros de extensão, que vão captar água no Canal de Imunana para ser tratada pela ETA de Porto das Caixas. Depois de tratada pela estação, a água será bombeada por uma elevatória e transportada por uma adutora até o Comperj.

Nenhum comentário: